Patrícia Camargo

Patrícia Camargo - Formação em Psicanálise Clínica com o Prof. Wilson Cerqueira, do Centro de Estudos em Psicanálise Clínica, filiado à Associação Brasileira de Psicanalistas Clínicos (ABPC). Atualmente faz Pós Graduação em Psicologia Junguiana no IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa em São Paulo.

Realiza atendimentos como Psicanalista Clínica em Sorocaba e Campinas e também online.

Também trabalha há mais de 10 anos com Coaching de Vida e é especialista em Coaching Afetivo. É conciliadora da Justiça Federal e autora dos blogs Coaching & Psicanálise e Psicanálise Sorocaba.

Por que fazer Psicanálise ?
Porque em algum momento de nossas vidas sofremos traumas, sentimos mágoas, culpas, frustrações, perdemos o rumo, nos desconhecemos, buscamos ser melhores do que somos e sabemos que podemos ir além.

Geralmente, as pessoas não têm consciência das diversas causas que determinam seus comportamentos e suas emoções. Estas causas estão em nosso inconsciente, e através de um Processo Psicanalítico, é possível compreendermos por que agimos como agimos e como podemos ser pessoas melhores, mais equilibradas e conscientes de nossos atos e escolhas.

Através do método da Individuação desenvolvido por Jung, paciente e analista buscam juntos a resolução dos conflitos mediante sua re-significação, possibilitando a ampliação da consciência do paciente. Com a interpretação do material trazido pelo paciente, o Processo Psicanalítico possibilita o surgimento de novos caminhos e novas possibilidades para que o paciente tenha uma vida plena e feliz.

Contatos pelo e-mail psicanalise@patriciacamargo.com.br ou pelos celulares (15) 9 9855-2277 / (19) 9 9739-4019 (What´s app)


Link da matéria da TV Tem (Afiliada da Rede Globo em Sorocaba) em que Patrícia Camargo é entrevistada sobre como realizar seus sonhos :



terça-feira, 30 de junho de 2020

Quando não somos elogiados pelo nosso trabalho



Há alguns anos escrevi um artigo muito interessante sobre sermos elogiados pelo nosso trabalho, sobre o quanto um elogio nos motiva e nos mostra que estamos no caminho certo. Mas e quando não somos elogiados pelo nosso trabalho, o que isto quer dizer ?

Por analogia poderia dizer que significa que estamos no caminho errado, mas olhando com mais atenção, significa muito mais : que podemos aprender algo com aquilo. Se não recebi elogios ou se fui repreendida por algo, tenho então uma ótima oportunidade de aprender com aquilo, para acertar meu rumo ou até mesmo refletir se aquela crítica é procedente ou improcedente.

Geralmente as pessoas recebem uma crítica como algo negativo, podem ficar ressentidas ou magoadas com quem as fez. Mas qual é o fundo de verdade que esta crítica pode trazer ? Será que não fui mesmo negligente ? Será que não poderia ter feito de outra forma ? Será  que existiam alternativas que não enxerguei ou mesmo não quis enxergar ?

Assim como eu já refleti em outro artigo, em toda crise há uma oportunidade. Neste momento de pandemia em que estamos vivendo, quantos são os relatos de pessoas ou empresas que se reinventaram ? Processos de mudanças que foram acelerados, adaptações que antes pareciam inviáveis e hoje podem se tornar mudanças permanentes. 

Uma crítica gera ressentimento e mágoa em que não tem a sabedoria para perceber ali uma oportunidade de reflexão, de mudança, de correção de rota. Evidentemente existem críticas que podem não refletir exatamente a verdade ou atitudes que podem ser mal compreendidas porque quem criticou não tem o conhecimento do todo. Mas para isto existe o diálogo, para que as coisas possam ser ditas e esclarecidas. 

A condução de um diálogo para resolução de um conflito requer maturidade e imparcialidade e isto parece estar cada vez mais difícil de ser encontrado nos dias de hoje. Enquanto as pessoas permanecem somente com suas próprias verdades, sem abertura para ouvir o outro, o esclarecimento não acontecerá. E assim não haverá ganho para nenhum dos lados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário