Patrícia Camargo

Patrícia Camargo - Formação em Psicanálise Clínica com o Prof. Wilson Cerqueira, do Centro de Estudos em Psicanálise Clínica, filiado à Associação Brasileira de Psicanalistas Clínicos (ABPC). Atualmente faz Pós Graduação em Psicologia Junguiana no IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa em São Paulo.

Realiza atendimentos como Psicanalista Clínica em Sorocaba e Campinas e também online.

Também trabalha há mais de 10 anos com Coaching de Vida e é especialista em Coaching Afetivo. É conciliadora da Justiça Federal e autora dos blogs Coaching & Psicanálise e Psicanálise Sorocaba.

Por que fazer Psicanálise ?
Porque em algum momento de nossas vidas sofremos traumas, sentimos mágoas, culpas, frustrações, perdemos o rumo, nos desconhecemos, buscamos ser melhores do que somos e sabemos que podemos ir além.

Geralmente, as pessoas não têm consciência das diversas causas que determinam seus comportamentos e suas emoções. Estas causas estão em nosso inconsciente, e através de um Processo Psicanalítico, é possível compreendermos por que agimos como agimos e como podemos ser pessoas melhores, mais equilibradas e conscientes de nossos atos e escolhas.

Através do método da Individuação desenvolvido por Jung, paciente e analista buscam juntos a resolução dos conflitos mediante sua re-significação, possibilitando a ampliação da consciência do paciente. Com a interpretação do material trazido pelo paciente, o Processo Psicanalítico possibilita o surgimento de novos caminhos e novas possibilidades para que o paciente tenha uma vida plena e feliz.

Contatos pelo e-mail psicanalise@patriciacamargo.com.br ou pelos celulares (15) 9 9855-2277 / (19) 9 9739-4019 (What´s app)


Link da matéria da TV Tem (Afiliada da Rede Globo em Sorocaba) em que Patrícia Camargo é entrevistada sobre como realizar seus sonhos :



sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Coragem e Psicanálise


Quando atendo meus pacientes, sei que cada um tem uma história que é só sua. Uns trazem muita dor, outros sofreram traumas profundos... Alguns têm mágoas, frustrações e culpam o mundo e as pessoas por suas dores e decepções. E com cada um deles, procuro desenvolver um processo de auto conhecimento e auto desenvolvimento para que se libertem de suas dores e possam efetivamente serem felizes e darem sua contribuição ao mundo.

Neste processo de descobertas, o paciente percebe que sua história é importante, que tudo o que passou resulta na pessoa que está na minha frente compartilhando de sua história e buscando uma vida mais feliz. 

Ao compreender que pode e deve se libertar de suas dores para ser mais feliz, ele descobre algo muito interessante : que precisa sair de seu egoísmo. Que ao olhar para os lados, poderá desenvolver uma compreensão maior do mundo e das pessoas ao seu redor. Que poderá ser solidário com o chefe que passa por um problema de saúde ou com o vizinho que é solitário e não tem mais uma família. 

Ao se ver como um ser individual mas que interage com as outras pessoas e se dá conta de que todos trazem uma bagagem particular, perceberá que para uma vida mais saudável, uma compreensão para os problemas do outro se faz necessária e lhe será enriquecedora.

Ao fazer o bem para o próximo, descobre que está fazendo o bem para si mesmo. Ao conseguir se colocar no lugar do outro, consegue entender as razões do outro para agir como age e consegue finalmente perdoá-lo. Percebe então que vivemos num mundo de diferenças e diferentes, mas que o caminhar pode ser mais rico se conseguir calçar os sapatos do outro e entender sua trajetória.

Um Processo de Psicanálise requer coragem. Coragem para olhar para dentro de si mesmo e encarar suas sombras, suas feras, seus defeitos, seus sentimentos mais mesquinhos e optar por ser uma pessoa melhor.

Admiro pessoas que aceitam olhar para si mesmas, que encaram as situações de frente e se fortalecem a cada nova adversidade que a vida traz. Se caírem, sabem que são capazes de se levantar novamente e seguir em frente. Conhecem sua força interior e sabem que podem sempre contar consigo mesmas ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário